quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Encerramento da Catequese 2012 na nossa comunidade - SãoSebastião de Braúnas

Saudação: Estamos aqui hoje encerrando o nosso ano na catequese com muita alegria e nos preparando pra chegado do Menino Jesus. De pé cantemos a santissima Trindade:

Reunidos em nome do Pai,/ reunidos em nome do Filho,/ 
Reunidos em nome do Espírito Santo./ Amém. (bis) 
As tristezas lá fora deixei,/ alegria aqui dentro encontrei/ 
Cristo vive e está aqui/ em meu coração. (em seu coração) (bis)

Dinâmica para boas vindas:

Paz, Amor e Sorriso
 

Durante a narrativa da historia o grupo deve fazer gestos a cada vez que aparecem as palavras:
PAZ - Um aperto de mão;
AMOR - bater palmas três vezes;
SORRISO - uma gargalhada;
BEM VINDOS - Um abraço em todos os amigos.

Era uma vez uma pessoa chamada Amor. Aquela pessoa chamada Amor sonhava sempre com a paz.
Certo dia, descobriu que a vida só teria sentido quando ele encontrasse a paz.
E foi exatamente naquele dia que o Amor saiu a procura da paz.
Chegou ao local onde ia todos os dias e encontrou os seus amigos com um sorriso nos lábios.
Então, Amor começou a perceber que o sorriso dos amigos comunicava a paz.
E percebeu que a paz existe no intimo de cada pessoa e, para vê-la basta aprender a dar um sorriso.
No mesmo instante, seus amigos perguntaram juntos: Amor, ó Amor! Você sabe onde está a paz?
Ao que ele respondeu: Sim, encontrei a paz.
Ela existe dentro de cada um de nós. Basta sabermos dar um sorriso.
Então, todos os que têm Amor tragam a paz e o sorriso para cá.
E assim, todos ouçam cada um dizer: Bem vindos!

Cantando:

Seja bem-vindo/ Bem-vindo seja, olê-lê, ô, ô./ Seja bem-vindo,/ Bem-vindo seja, olê-lê, á, á!/ Não importa se você veio do sul ou norte,/ A casa é sua, meu irmão, olê-lê á!

Ato Penitencial
( Um coração com uma casinha dentro )
Vamos entrar na nossa casinha, o nosso coração, e colocar dentro dela toda a nossa alegria do Natal, vamos varrer a sujeira que estiver dentro dela.
Com os olhos fechados, vamos examinar nossa casinha:
Virgem Maria, que coração sujo, como podemos receber Jesus neste coração tão sujo: tem muita desobediência, maldade, fofoca, mentira, violência, xingamento, palavras feias. Vamos varrer esta casinha, o nosso coração para receber Jesus, que é puro, limpo, santo; para que Ele possa morar nesta casa, o nosso coração.
Vamos pedir perdão:
Todos: Venha Senhor, com a sua vassoura do perdão, venha, e limpe nosso corção, para que todo limpo, livre de todo o mal, possa receber o Menino Jesus. Amém!

Louvor:  
Na certeza que o Senhor limpou a nossa casa, a o nosso coração, vamos louvar o Senhor Cantando:

O Senhor é Rei, o Senhor é meu Pastor e Rei
O Senhor está no céu o Senhor está no mar
Na extensão do infinito.
Refrão
Está no céu, está no mar
Na extensão do infinito (2x)
Quando eu vacilar
Eu não temerei
Pois o Senhor está comigo.

Evangelho:  
Com o nosso coração, a nossa casinha limpa, vamos ouvir a Palavra de Deus.
Preparai os caminhos do Senhor - Lucas 3,1-6


    No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisânias a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.
    E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus .

   Estamos em tempo de espera. preparemos os caminhos do senhor. Qual deve ser a nossa atitude neste tempo de advento. Somos chamados a ser o João Batissta deste tempo, hoje. Advento é um tempo de espera, de esperar a vinda, o nascimento de Jesus, o nosso Salvador.

Preparo os caminhos do Senhor quando:
*Amo a Deus te todo coração.
*Prefiro o bem dos outros, mais que o meu.
*Quando perdoo sempre.
*Quando escolho as coisas de Deus e não as coisas do mundo.


Para entender a palavra de Deus:
Advento, tempo de preparar o coração.

http://blog.cancaonova.com/paisecatequistas/files/2010/06/os_brinquedos2.jpg


   Dentro daquela caixa de papelão, Rui, colocou um monte de brinquedos dele, e deu aquelas crianças da creche.
   Moral da história: 
   Rui fez outras crianças felizes!
   " Quem partilha é mais feliz "

Momento alegre:
O jardim encantado
 
Distribuir entre os participantes cartões de cinco cores: 
azul, verde, lilás, amarelo e vermelho. Cada participante recebe apenas um cartão. Acompanhando a narrativa, os participantes fazem o gesto correspondente ao seu cartão. Ao final, todos partilham a experiência.

Era uma vez um jardim encantado. Nesse jardim havia muitos canteiros.
Em cada um deles, havia flores de todos os tipos, tamanhos, cores e com os mais variados e deliciosos perfumes. Além dessas características, cada flor possuía um cordão de uma única cor.
No jardim encantado não chovia, embora todas as flores necessitassem de muita água para viver. Por essa razão, as próprias flores desenvolveram a capacidade de se transformar em jardineiras. Assim, elas sobreviviam, regando umas às outras, e com gotas de água de diferentes tipos.
Umas gotas de água se chamavam Olhar carinhoso. Elas eram produzidas e distribuídas pelas flores de cordão azul. Todos os dias, de manhã bem cedinho, as flores de cordão azul se transformavam em jardineiras e regavam cada uma de suas amigas com as gotas de olhar carinhoso. Quando elas passavam, todo o jardim silenciava. Ninguém falava, ninguém ria. Todas as flores, em silêncio, recebiam a quantidade necessária de gotas de olhar carinhoso para viver aquele dia.
Uma outra espécie de. gotas de água chamava-se Palavras de ânimo. Essas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores de cordão verde. Da mesma forma como as anteriores, estas espalhavam entre as companheiras palavras de ânimo que eram sussurradas no ouvido de cada flor do jardim.
Diariamente, todas as flores precisavam de gotas de água chamadas Um aperto de mão. Eram produzidas e distribuídas pelas flores de cordão lilás. A certa altura do dia, essas flores se transformavam em jardineiras e espalhavam apertos de mão carinhosos para cada uma das flores.
As flores do jardim encantado também eram regadas com gotas conhecidas como Carinho no rosto. Quem as produzia e distribuía eram as flores de cordão amarelo. Também estas, diariamente, cumpriam sua função de jardineiras, alimentando as amigas.
Havia ainda umas gotas muito especiais, de que as flores jardineiras precisavam muito. Estas eram produzidas e distribuídas pelas flores de cordão vermelho. Todas as flores esperavam com ansiedade a visita das flores de cordão vermelho. As gotas que elas distribuíam chamavam-se Abraço cheio de amor.
E assim as flores do jardim encantado viviam felizes. Todas davam e recebiam as gotas necessárias para viver numa troca ilimitada. As flores do jardim viviam muitos anos, esbanjando cores e formas lindas, até desaparecerem felizes para dar lugar às novas flores que nasciam diariamente. Estas logo davam e recebia as gotas especiais que faziam daquele jardim um lugar encantado.
Edson Ponick
Oração final
Preparamos um momento com brincadeiras eum lanchinho para cas crianças.
Brincadeiras: Queimada, pula corda, ovo na colher, passa anel, cantigas de roda, amarelinha,, corre cutia,esconde-esconde, telefone sem fio, batata quente.